Return to site

Divergências entre valores, geram baixa produtividade nas empresas brasileiras

Divergências culturais e de valores são as causas da baixa produtividade no Brasil, aponta especialista em Neuromarketing

Uma pesquisa científica inédita no Brasil na área de Neuromarketing mostra como é possível aumentar a performance de qualquer equipe e diminuir o chamado turnover, responsável por gerar, para as empresas, altos custos com rescisões e uma grande perda de conhecimento e continuidade de projetos. O pesquisador responsável é o professor e palestrante Tiago Cavalcanti Tabajara, um dos apenas nove especialistas das Américas no segmento, com título de Mestre em Business Administration in Neuromarketing.

Para realizar a pesquisa, Tabajara se baseou no indíce atual de turnover no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, de 59% - dentre os quais, conforme aponta o Instituto Gallup, 66% correspondem a pedidos de demissão por problemas de relacionamento com gestores.

A conclusão de Tabajara é de que as pessoas não se demitem ou são demitidas por não saberem realizar uma atividade ou por não serem qualificadas, mas por divergência de pensamento com seus gestores. O estudo foi realizado para a tese de mestrado do pesquisador na Florida Christian University, em Orlando (EUA), e teve como amostra 81 pessoas, dentre elas líderes e liderados de uma grande empresa gaúcha de atuação nacional.

“As pessoas se demitem por divergência de pensamentos, ideais e padrões culturais, e enquanto isso não acontece, a empresa trabalha com baixa performance, pois os colaboradores acabam perdendo muito tempo com discordâncias e com expectativas e instruções mal compreendidas. Assim, acabam por não fazer o que precisa ser feito ou, então, quando fazem, fazem com má vontade, com baixa qualidade e de forma muito lenta”, afirma Tabajara. É o chamado “corpo mole” que, por consequência, reduz a performance e o resultado da empresa, impactando diretamente no atendimento aos clientes, importante para a fidelização.

A tese do pesquisador teve como objetivo explorar a estrutura de valores e crenças - chamada pela neurociências de Memética - para criar um ambiente no qual haja um direcionamento único dessas crenças ou, até mesmo, uma fusão, para que se obtenha uma harmonia de pensamentos e atitudes entre líderes e liderados. Tabajara busca evidenciar quais são os pontos de divergência e como eles podem ser eliminados de forma a gerar um ambiente mais produtivo e mais aderente às estratégias e à proposta de valor da empresa.

Um livro sobre o método utilizado na pesquisa está previsto para o primeiro semestre de 2016 e pretende ajudar a identificar pontos específicos de melhoria, assim como colaborar na elaboração de planos de correção. O pesquisador Tiago Cavalcanti Tabajara também trabalha com consultoria, workshops e seções de coaching para empresas interessadas.

Release produzido pela jornalista Jéssica Kilpp

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly