Return to site

Revolucione sua produtividade com uma fantástica técnica

Existem ótimas ferramentas e técnicas para gestão do tempo, porém essa é tão simples que você vai querer aplicá-las depois de ler o artigo

É comum que durante nosso dia de trabalho tenhamos diversas distrações, principalmente para quem trabalha quase todo o tempo na frente do computador como eu.  São interrupções através de ligações no nosso ramal, colegas pedindo alguma ajuda ou querendo conversar sobre o final de semana ou o último jogo de futebol. Normalmente gostamos desse bate-papo e as vezes essa interrupção até descontrai um pouco o nosso dia. O grande prejuízo disso tudo é a perda de produtividade.

Segundo pesquisa recente da consultoria Track Via, 14% dos profissionais americanos afirmam que as conversas paralelas com os colegas durante o horário de trabalho, geram atrasos e perdas de prazo. Se pensarmos bem, a má gestão do tempo gera prejuízos para nossas empresas e para nós mesmos, pois acabamos tendo que ficar além do horário para atender os prazos e acabamos muitas vezes não gerando os resultados que poderiam nos promover e nos premiar. Conforme pesquisa realizada pelo IBOPE, o brasileiro gasta quase 44h mensais na internet, isso é quase 1h28min por dia. Segundo pesquisa realizada pelo site salary.com a perda de tempo com assunto pessoais na internet pode chegar a 1 dia por semana. Mesmo diante desses dados, muita gente continua dizendo que o dia precisaria ter mais horas ou que está sempre correndo para conseguir fazer tudo o que precisa.

Na realidade entendo que a falta de gestão do tempo é o maior impedimento de alcançarmos nossos objetivos profissionais e pessoais, pois sempre acabamos perdendo o foco com distrações que acabam nos distanciando das nossas metas e objetivos. Por isso quero propor simples técnica para melhorar a produtividade das pessoas. Essa técnica chama-se Pomodoro Technique (Técnica Pomodoro ou Técnica do Tomate) criada por Francesco Cirillo em 1989. A Técnica Pomodoro é bastante conhecida pelo mundo, justamente por ser simples. O famoso jornal americano The Wall Street Journal publicou uma reportagem dizendo que a técnica “help anyone to focus, ou seja, “ajuda qualquer um a ter foco”.

A técnica se baseia no temporizador de cozinha que soa um alarme quando o tempo marcado termina. Quando se está cozinhando ele serve para não passar tempo de cozimento dos alimentos durante o processo de preparo. Originalmente ele era produzido em formato de tomate, por isso o nome da técnica. Utilizando o conceito do temporizador, a técnica propõe dividir o dia de trabalho em intervalos de trabalho de 25 minutos com uma pausa de 5 minutos entre cada intervalo. A cada 4 intervalos, chamados pomodoros, é feita uma pausa de 15 minutos.

A dinâmica de funcionamento tem início com a listagem das atividades a serem executadas durante o dia ou turno. Depois será necessário usar um dos inúmeros aplicativos gratuitos para smartphone, existentes na App store ou no Google Play ou então é possível usar um aplicativo para PC ou Mac gratuito existente para download. Procure no google, ou então use um simples cronômetro ou alarme do relógio que vai funcionar muito bem. Inicie o cronômetro e parta para a atividade. Durante esse tempo, você tem que focar somente na atividade evitando conversas paralelas, telefone e celular. Avise as pessoas sobre a técnica e peça para não lhe interromper nesse período. 

Você precisa utilizar 100% da sua atenção para executar as atividades. Quando o timer tocar, você pára o que está fazendo e vá tomar água, um café ou vá falar com as pessoas, mas ao término do tempo, volte para suas tarefas. Faça isso com a pausa curta e a longa. Se atender o telefone, responder e-mails ou atender pessoas com frequência faz parte do seu trabalho, intercale os pomodoros com um pomodoro exclusivamente para isso. Dessa forma você vai ficar apenas alguns intervalos de 30 minutos indisponível. Se a rotina for muito intensa, destine pomodoros para diversas atividades, até atividades mais leves. Nesse caso o segredo e permanecer focado no que estiver fazendo, sem dividir a atenção com mais nada não importando o que for.

 

Aparentemente temos a impressão de que são muitas pausas durante o dia, pois em 8 horas de trabalho são 15 pomodoros, 12 pausas curtas e 3 pausas longas possíveis, considerando que as pausas são de 5 e de 15 minutos. Os pomodoros e as pausas independem do horário de almoço e de início e termino da jornada. São 6h25min de trabalho intenso por dia, para 1h45min de pausas. Talvez você diga que então não há ganho e que dá no mesmo, ou que é pior usar a técnica do que ficar perdendo tempo na internet ou em bate-papos pelos corredores. Acontece que nosso cérebro não consegue ficar 100% do tempo focado em uma atividade por muito tempo, sem perder a concentração ou diminuir a produtividade. A técnica funciona, justamente porque damos esse pequeno descanso para o cérebro, entre cada atividade, dando chance de recuperar os níveis de glicogênio do cérebro, já que nosso corpo gasta 75% da glicose que ingere gerando energia para o nosso cérebro.

Essa é a minha dica! Se você pretende atingir resultados superiores aos de seus colegas e se pretende conseguir promoções e receber prêmios por resultados, sugiro que você comece a utilizar essa técnica e que busque saber mais sobre gestão do tempo, caso contrário, é possível que seus sonhos continuem sendo somente sonhos.

here.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly